sábado, 19 de abril de 2008

Dissertação:Eutanásia

Direito a morte
Segundo a revista Superinteressante a eutanásia trata-se morte provocada pelo médico, com o consentimento do paciente, quando o sofrimento físico ou psíquico é incurável e insuportável. Tal procedimento não é legal na maioria dos países do mundo.Com isso pacientes com doenças incuráveis estão condenados viver com tal mal até o fim de sua vida.
Desde que a Holanda se tornou o primeiro país onde essa prática se tornou legal outros países colocaram essa questão em xeque, legalizar tal prática ou não.
Com isso muito as discussões apareceram na mídia, aparecendo pessoas contra outras a favor da eutanásia.
Quem é contra alega que ninguém tem o direito de provocar a morte de alguém sobre qualquer circunstância, a vida seria algo precioso que a penas Deus poderia tirar, só podendo acontecer de forma natural.
Mas quando viver se torna tão insuportável que se pode quer dar fim a isso. Passar anos sofrendo em uma cama com dores insuportáveis, sem poder se movimentar e até mesmo ter consciência é situação que poucas pessoas gostariam de passar.
Por isso muitas pessoas são a favor desse procedimento alegando que não gostariam de viver em tal situação, que seria preferível morrer a viver fadado a uma vida vegetativa cheia de dores.
Quando a dor e o sofrimento se tornam algo insuportável o que seria o melhor a fazer. Preferir a morte ou agüentar e ter fé em uma possível cura.
Junto com sofrimento do paciente há também o sofrimento da família, que além de sofrer emocionalmente pode sofrer com os altos custos para manter um doente desse tipo.
O Estado também pode arcar com os custos desse paciente se sua família não puder sustentá-lo, ao invés disso o Estado poderia atender alguém que tem chances de cura.
A eutanásia pode ser sim uma solução para o paciente, sua família e até resolver problemas no setor da saúde. Ela evitaria o extremo sofrimento de uma vida inerte por uma doença permanente.

Um comentário:

__olavo__ disse...

Pqp, eu peguei o parágrafo indrodutorio dessa redação e tirei 20 pontos, porém pontos negativos(Rsrss brincadeira). O trata-"se"é índice de indeterminaçao do sujeito....afinal a eutanasia num era pra ser o sujeito? Não pode indetermina-lo assim. Hahahaha...
Corrige aí....