Tema: Emancipação Feminina
Título: Conquista feminina
A mulher sempre teve papel secundário em relação aos homens. Um exemplo disso está quem várias sociedades antigas, como a Grega, as mulheres não eram consideradas cidadãs e, portanto, não tinham direito á participação política, ao contrário dos homens. Apesar dessa submissão, a mulher com o decorrer do tempo ganhou espaço e força na sociedade e assim deixou de depender dos homens para seguir sua vida.
Os primeiros passos dessa emancipação se deram com a 1ª Revolução industrial quando a mulher deixou de apenas cuidar do lar para trabalhar nas indústrias, deixado de depender exclusivamente dos homens.
A partir disso, as mulheres começaram a adquirir direitos e maior liberdade até chegarem às atuais circunstâncias. Mas a emancipação feminina não foi homogênea em todo o mundo, em cada continente teve sua época ou ainda não chegou a ser conquistada, como é o caso de algumas sociedades que ainda são patriarcais e pregam a submissão da mulher.
Apesar das várias conquistas das mulheres, elas ainda enfrentam inúmeras barreiras. Sofrem com a discriminação na hora de serem empregadas e, geralmente ganham menos que os homens, sofrem com a dificuldade de administra os afazeres domésticos e cuidar dos filhos com o trabalho.
Essas dificuldades fazem com que muitas optem por adiar ou descartar o projeto de ter filhos, para assim se dedicarem inteiramente ao trabalho. Tais escolhas vêm acarretando modificações demográficas, como o envelhecimento e diminuição da população.
A emancipação feminina teve grande importância na constituição da sociedade atual. Dando espaço para que a mulher deixasse de ter um papel secundário e conseguisse chegar onde desejasse, desde a presidência de um país ou escolha de apenas constituir uma família.
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário